terça-feira, 16 de abril de 2013

TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO

Tecido Conjuntivo Propriamente Dito

       Os tecidos conjuntivos propriamente ditos tem a função de dar sustentação ao nosso corpo, servir como meio para trocas, proteção e armazenamento de gorduras. Isso se deve a um conjunto de moléculas que unem as células aos órgãos dando suporte ao corpo.
       O principal constituinte do T. C. P. D. é a matriz extracelular que é a união de diversas proteínas fibrosas e de substância fundamental. As fibras que compõem esse tecido são a de colágeno, reticulares e as fibras elásticas.  As fibras de colágeno e as elásticas exercem a função de formar paredes dentro dos órgãos dando origem ao estroma dos órgãos, que é um tecido de sustentação. As fibras elásticas podem oferecer tanto resistência como elasticidade aos tecidos.
       Substância Fundamental: É uma substância viscosa, hidrofílica de macromoléculas e glicoproteínas que se ligam as proteínas receptoras que são as integrinas, fornecendo rigidez a matriz extracelular.
       A diversidade de moléculas do tecido conjuntivo propriamente dito exerce importante papel de reserva para vários fatores que controlam a ploriferação e diferenciação das células. Também através da matriz do T. C. P. D. ocorrem trocas de nutrientes entre células e os suprimentos sanguíneos.
       A origem do tecido conjuntivo propriamente dito vem do mesenquima (tecido embrionário) que se origina do mensoderma. As células mesenquimais dão origem ás células do sangue, dos vasos sanguíneos e dos tecidos musculares. Algumas células desse tecido são produzidas localmente e permanecem no mesmo tecido. Outras habitam temporariamente e voltam para o lugar de origem, exemplo os leucócitos. 

Células do tecido conjuntivo propriamente dito

Fibroblastos: Fazem a síntese de proteínas e a produção de fatores do crescimento. São células mais comuns e por serem responsáveis pela síntese de proteínas, elas terão riqueza em retículo endoplasmático rugoso e complexo de golgi.

Macrófagos: Possuem grande capacidade fagocitária e atuam como elementos de defesa. Eles possuem núcleo oval ou em forma de rim, superfície irregular o que caracteriza a enorme função de fazer pinocitose e fagocitose. Possuem complexo de golgi desenvolvido, muitos lisossomos e retículos endoplasmático rugoso. Os macrófagos são derivados de células precursoras da medula óssea que se dividem formando os monócitos que irão se tornar os macrófagos que constituem o sistema fagocitário mononuclear.

Mastócitos: Colaboram com as reações imunes e alérgicas, tem o papel fundamental na inflamação e expulsões de parasitas. Eles possuem citoplasma repleto de grânulos que são metacromáticos devido à acidez presente nos glicosaminoglicanos. Os mastócitos tem origem de células precursoras hematopoéticas que produzem o sangue e situam-se na medula óssea.

Existem duas populações de mastócitos:
      
     1.    Mastócito de tecido conjuntivo que é encontrado na pele e na cavidade peritoneal, onde seus grânulos possuem a heparina que é uma substância anticoagulante.
      2.   Mastócito da mucosa, que está presente na mucosa intestinal e pulmões, nos grânulos invés de heparina possuem condroitim sulfatado.

Plasmócitos: São células grandes e ovoides com núcleos esféricos e possuem riqueza em retículo endoplasmático rugoso. Eles existem em pouca quantidade no T. C. P. D. exceto em locais próprios para a penetração de bactérias. Os plasmócitos são células transitórias que produzem anticorpos, e apresentam-se em maior número nas inflamações. 

Leucócitos (glóbulos brancos): São células de defesa contra microrganismos. Eles também são conhecidos como glóbulos brancos. Essas células tem origem no sangue e são migradas por parede de capilares e de vênulas. Os leucócitos após virem para o tecido conjuntivo propriamente dito não voltam para o sangue exceto os linfócitos.

Células Adiposas: São especializadas no armazenamento de gorduras e servem como reserva energética, que são os triglicerídeos.

Tipos de Tecidos Conjuntivos Propriamente Ditos

       Os tipos de tecido conjuntivo propriamente dito se diferem em sua histologia, localização e funções.

Tecido conjuntivo frouxo
       Preenche os espaços vazios da pele, é caracterizado por substância fundamental e fluido tecidual abundante, abrigando células fixas do tecido conjuntivo como: fibroblastos, células adiposas, macrófagos e mastócitos, assim como algumas células indiferenciadas. Também estão dispersas por toda a substância, fibras de colágeno, reticulares e elásticas, frouxamente entrelaçadas. Pequenas fibras nervosas percorrem esse tecido amorfo, assim como vasos sanguíneos que abastecem as células com oxigênio e nutrientes. Como esse tecido fica abaixo do delgado e epitélio dos tratos digestivos e respiratórios, ele é o local onde ocorre ao primeiro ataque do corpo aos antígenos, bactérias e outros invasores estranhos. Por isso o tecido conjuntivo frouxo contém muitas células transitórias que são responsáveis pela inflamação, reações alérgicas e respostas imunológicas. 
Agentes farmacológicos liberados pelos mastócitos aumentam a permeabilidade dos pequenos vasos, de modo que um excesso de plasma vai para os espaços do tecido conjuntivo frouxo tornando-o edemaciado.



Tecido Conjuntivo Denso

      Contém a maioria dos componentes encontrados no tecido conjuntivo frouxo, uma maior abundância de fibras e um menor número de células também encontradas no tecido conjuntivo frouxo, diferindo por ter muito mais fibras do que células. Nesse tecido, a orientação e a disposição dos feixes de fibras de colágeno o tornam resistente à tração. Quando os feixes e fibras de colágeno estão dispostos ao acaso em o tecido é denominado como Tecido Conjuntivo Denso Não Modelado (irregular). E quando os feixes e fibras estão dispostos em paralelo ou de uma maneira organizada, o tecido é denominado como Tecido Conjuntivo Denso Modelado (regular), que dividido nos tipos colágenos e elásticos.
Tecido conjuntivo denso não modelado: Contém principalmente fibras colágenas grosseiras entrelaçadas formando uma rede que resiste a trações de todas as direções. Os feixes de colágeno são tão compactos que tornam limitado o espaço disponível para a substância fundamental e as células. Com frequência os fibroblastos e o tipo celulares mais abundantes nesse tecido estão localizados nos entre os feixes de colágeno. Ele constitui a derme da pele, as bainhas dos nervos, as cápsulas do baço, testículos, ovário, rim e nodos linfáticos.
Tecido conjuntivo denso modelado: É composto por feixes de colágeno grosseiros fortemente compactados e orientados em cilindros ou lâminas paralelos que resistem a trações. Como as fibras de colágeno estão densamente compactadas, pouco espaço pode ser ocupado pela substância fundamental e pelas células. Os fibroblastos delgados achatados localizam-se entre os feixes de colágeno e seus eixos maiores são paralelos aos feixes. Os tendões, ligamentos e aponeuroses constituem exemplos de tecido conjuntivo denso modelado.
   





Fibras do tecido Conjuntivo

       O tecido conjuntivo é formado  por  fibras da matriz extracelular, que possui dois sistemas  de fibras: O Sistema Elástico e o Sistema Colágeno.
       O sistema elástico é composto de fibras elásticas, fibras  eulanínicas  e fibras oxitalânicas , estas fibras são formadas por proteínas de elastina e microfibrilas, que dão elasticidade e estabilidade ao tecido, são produzidas no fibroblasto, e possuem grande facilidade  em  distende-se, adaptando-se ao tecido, e estão localizadas em vasos  de grande calibre.
       O sistema colágeno são formados por fibras colágenas  e reticulares ,As fibras colágenas são formadas por vários tipos de colágeno, tipo I,II,III,IV,V, são fibras rígidas que possuem elasticidade e força de tração, são produzidas no fibroblastos e outras células como osteoblastos  e condroblastos, podendo localizar estas fibras na pele, osso, cartilagem.
       As fibras reticulares que também são formadas por colágeno do tipo III, associados a glicoproteinas e proteoglicanos, recebem este nome por se entrelaçarem como um reticulo, estas fibras são abundantes em regiões como músculo liso, endoneuro, trabéculas dos órgãos hematopoiéticos como baço, nódulos linfáticos, e medula óssea vermelha, formando uma rede aos redor dos órgão paraquimantosos como glândulas endócrinas.


29 comentários:

  1. Respostas
    1. Maravilhoso,bem resumido e com o essencial do conteúdo,obrigado vai ser de grande ajuda.

      Excluir
  2. Obrigado, me ajudou mt!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Já se percebe a falta de inteligência do cidadão ao responder a uma boa explicação como essa, com esses termos de chulos.
      #vergonhaporpessoascomovocêexistirem#

      Excluir
    2. Acredito que aqui ele quis explicar o conteúdo de modo que possa ser entendido para leigos. Se quer um conteúdo completo e com termos técnicos procure um livro. Isso é apenas para fins didáticos e não deve ser tomado como material de estudo, apenas como material de apoio. ;)

      Excluir
    3. corre q os sabe tudo tão puto

      Excluir
  5. Muito bem explicado...
    (y)

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada, são professores assim que nossas escolas e faculdades precisam.

    ResponderExcluir
  7. O post foi de grande ajuda. Parabéns por abordar o tema de forma tão organizada e completa.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post, me ajudou muito com meu trabalho de Ciências. Muitíssimo bem explicado. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Explicação maravilhosa.Explicou melhor que muitos livros conceituados

    ResponderExcluir
  10. Essas celulas se localizam aonde

    ResponderExcluir
  11. o anonimo se vc for ficar hateando um site exelente como esse sai ninguem quer saber de suas partes

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  13. Muito boom, parem de xingar ae e é nóis!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom!! Parabéns pela didática, está me ajudando muito a estudar.
    Continue com o trabalho incrível!

    ResponderExcluir
  15. Me ajudou muito,com meu trabalho de histologia para feira de ciências do curso.

    ResponderExcluir
  16. foda pra caramba, me ajudou muito pro seminário de biologia

    ResponderExcluir
  17. Parabéns me ajudou bastante 👏🏾

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários: