terça-feira, 9 de abril de 2013

TECIDOS ÓSSEOS ESPONJOSO E COMPACTO

       Tecido ósseo esponjoso é assim denominado por apresentar um conjunto de pequenas e finas traves ósseas, formando um emaranhado que em muitos lembram uma esponja. No interior dos espaços encontramos a medula óssea vermelha – tecido hemocitopoético, esse tecido localiza-se no interior dos ossos chatos e nas extremidades dos ossos longos, “cabeça” as epífise.
       Tecido ósseo compacto consiste em toda estrutura que visualizamos ao observarmos um osso, sua “ casca “ ou parede. aparentemente ele não apresenta poros ou canais, dai a justificativa para a expressão compacto, quando no entanto, analisamos sua estrutura ao microscópio, constatamos a presença de uma vasta rede de canalículos.


O Osso longo e sua anatomia macroscópica

         A Diáfise que é o corpo do osso, formada principalmente de osso compacto, encontra-se a cavidade medular a qual é completamente preenchida pela medula óssea amarela, a qual tem a função de fornecer energia pois é formada por gordura.
         As Epífises são as extremidades do osso, são formadas principalmente por osso esponjoso e é revestida por uma lâmina de osso compacto, nesta região encontra-se a medula óssea vermelha. A linha epíficial  é formada por osso compacto se forma na fase adulta, é responsável  pelo crescimento do osso em comprimento.
       O periósteo que é uma membrana de tecido conectivo de dupla camada que reveste a face externa do osso exceto onde existe cartilagem articular, os ligamentos e os tendões fixam-se nos ossos através do periósteo, os vasos sanguíneos e os nervos do periósteo suprem o osso, o periósteo e responsável pelo crescimento do osso em diâmetro.
       O Endósteo delgada a membrana de tecido conjuntivo que reveste internamente as cavidades internamente do osso.
       A cartilagem articular delgada camada de cartilagem hialina que reveste um osso no local em que se articula com outro osso.
       O Forame Nutrício são os espaços por onde passa vasos sanguíneos.


TECIDOS ÓSSEOS ESPONJOSO E COMPACTO
                                                                  
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

11 comentários:

Deixem seus comentários: