terça-feira, 16 de abril de 2013

ESCORBUTO

       O escorbuto é uma doença causada por falta de vitamina C. O escorbuto tornou-se uma doença clássica de marinheiros no final da Idade Média, que passavam longos períodos em alto mar e comum nos indivíduos e nas comunidades,onde a alimentação é desprovida de frutas e verduras.Um médico britânico Dr. James Lind descobriu que o escorbuto era uma deficiência nutricional ,por falta de vitamina C encontrada no limão e na laranja.O ácido ascórbico age na síntese do colágeno, que é uma proteína formadora de fibras que envolve os tecidos do corpo humano. A síntese do colágeno, proteína que aderem as células umas nas outras e que responde pela qualidade e resistência dos tecidos conjuntivos responsáveis pela estrutura. A carência de vitamina C é a principal responsável pela deficiência de colágeno e é a principal causa da ineficiência do processo de regeneração dos tecidos conjuntivos. Com a degeneração das fibras, ocorrem os afinamentos e os enfraquecimentos, correndo um risco de rompimento nos tecidos.




Causa do escorbuto


        A causa do escorbuto é a falta de vitamina C no organismo. A falta desta vitamina prejudica a formação de colágeno, que sustenta a pele, ligamentos e cartilagens, e de sulfato de condroitina, que juntos geram os sinais e sintomas típicos da doença. O escobuto de rebote pode ocorrer quando o indivíduo toma doses excessivas de vitamina C e depois pára repentinamente.

Sintomas

      As manifestações clínicas iniciais da hipovitaminose C são a fadiga, perda de apetite, sonolência, palidez, tonteiras, anorexia, alterações cutâneas, dificuldades no processo de cicatrização e falta de energia nos membros e articulações, irritabilidade, deformidade dentárias, cicatrização lenta de pequenos ferimentos e presença de pequenas hemorragias. Podem causar infecções e morte . Já a deficiência grave de ácido ascórbico leva ao escorbuto.


Diagnóstico de escorbuto
       O diagnóstico do escorbuto é feito após examinar o indivíduo e rever hábitos alimentares. Pode-se comprovar a doença ao observar ao raio-x sinais como osteoporose generalizada, linha escorbútica ou de Fraenkel, sinal do halo ou do anel de Wimberger e zona de trummerfeld. Rosário costal e esporão de Pelkan também podem indicar o escorbuto.

Tratamento

       Dieta rica em vitamina C, casos mais graves medicamentos com alta concentração de vitamina C.
O tratamento para escorbuto é feito com a suplementação de 300 a 500 mg de vitamina C por dia.
       Um bom tratamento caseiro para o escorbuto é aumento da ingestão de alimentos fonte de vitamina C como acerola, morango, abacaxi, laranja, limão, aipo, pimentão vermelho e outros. Recomenda-se tomar de 90 a 120ml de suco de laranja ou de tomate maduro acabados de fazer, todos os dias, por vários meses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus comentários: